XTRY SOCIAL
provas-caio
17/10/2015
XRUNNING - Caio Rumo ao Chile
Local: Santo André - SP
provas-yasmim
22/05/2016
Corrida Social: Um passo para Yasmim ``Yaya``
Local: Diadema - SP
cavalgar_xtry
20/05/2017
XRUNNING - Projeto Cavalgar

Ação realizada em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba.
Parte do valor das inscrições da Etapa Voo Cego será destinado para o Projeto Cavalgar.

Local: Pindamonhangaba - SP

Sobre o projeto

Projeto iniciado em 2003 através da parceria entre o dono da Fazenda do Tanque, o sr Jorge Leal Raposo Lopes e o casal Jeferson Carlos de Oliveira e Ana Claudia Godoi de Oliveira.
Ana Claudia é Pedagoga e já trabalhava com crianças especiais na época e, por saber sobre seu interesse por cavalos e esse ambiente de fazenda, foi indicado a ela um curso de equoterapia. Esse curso foi realizado em São Paulo, numa parceria com a Faculdade Unisantana, a Cavalaria da Polícia militar e pela Ande Brasil.
Foi através desse curso que Jeferson, que já trabalhava com cavalos, mas apenas os enxergava como animal de tração, pode perceber que esses animais poderiam ser úteis de uma forma tão diferente e boa para as pessoas, e assim surgiu sua paixão pela equoterapia.
Em outros países a equoterapia já era algo mais antigo e conhecido, e o Sr Jorge que já possuía uma fazenda e trabalhava com cavalos, tinha interesse nessa prática,porém, não possuía o conhecimento necessário para implantá-la. Ao se encontrar com Jeferson e descobrir que ele havia feito o curso, logo surgiu a parceria.
Por aproximadamente um ano foi realizada a preparação da equipe e do projeto, e então iniciou-se a divulgação nas escolas. Foi realizada uma palestra com Liana Pires, integrante da Ande Brasil, e assim surgiu o primeiro praticante chamado Igor.
Desde então já foram realizados centenas de atendimentos com praticantes de toda região e vem crescendo cada vez mais.

Sobre Equoterapia

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

provas-correguerreiro
23/07/2017
Corrida Social: CORRE GUERREIRINHO
Local: Diadema - SP

Sobre o projeto

O evento de corrida Corre Guerreirinho tem como finalidade promover a saúde e o bem estar através da corrida. Faz parte também desta corrida auxiliar o projeto social Corre Guerreirinho, tornando possível a cirurgia deste lindo menino que comoveu a sua comunidade.